9 micro hábitos que mudarão completamente sua vida em um ano

Como pequenas ações levam a grandes resultados.

Alfredo Martinho – Editor Inlags Academy

Livros de autoajuda são uma febre e sempre estiveram na lista de mais vendidos

Desde o egípcio Sebayt, que significa ensinar e é uma literatura de instruções sobre a vida, também, muito antes da era cristã, 2.800 a.C. encontramos “as máximas de Ptahotep” que ensinava um comportamento moral de autocontrole.

O termo Autoajuda pode designar qualquer caso onde um indivíduo ou um grupo, como um grupo de apoio, procuram se aprimorar de forma econômica, espiritual, intelectual ou emocional. Também costuma ser aplicado como uma panaceia em educação, negócios e psicologia, propagandeada através do lucrativo ramo editorial de livros sobre o assunto.

Já na Wikipédia vemos a descrição: “Antes que um movimento social em qualquer grupo cultural atinja dimensões consideráveis, tradição, experiência e reconhecimento, ele se submete a fase de autoajuda do desenvolvimento como grupo. Quando qualquer grupo social alcança um certo número de adeptos (cerca de 80 membros), o padrão com humanos adultos parece ser o de haver o desenvolvimento de uma “facção” de autoajuda que pode, eventualmente, se desagregar (ou separar-se) do grupo original. Grandes grupos que competem frequentemente, podem tentar repudiar ou minimizar o grupo que se separou, descrevendo-o como grupo de “autoajuda” já que a sua experiência supostamente não é tão significante nem verdadeira como a do grupo mais antigo.

O conceito de autoajuda também encontrou um lugar em gêneros mais expansivos. Para muitas pessoas, a autoajuda passou a ser uma maneira de reduzir custos, especialmente em questões legais, com serviços de autoajuda disponíveis para auxílio nas causas rotineiras, desde processos domésticos até ações sobre direitos autorais. No mercado, as tendências relacionadas à autoajuda resultaram, nos últimos anos, nos sistemas de pagamentos automatizados. Bombas de gasolina de “autoajuda” (self-service ou autosserviço, como é conhecido esse sistema no Brasil) substituíram as bombas que necessitavam de um funcionário nos Estados Unidos, durante os últimos anos do século XX.

Os diversos gêneros em que os conceitos de autoajuda são aplicados, são trazidos juntamente com a expansão de tecnologias que dão, aos indivíduos, condições de conduzir atividades tanto triviais quanto mais profundas em complexidade. A publicação de livros de autoajuda surgiu da descentralização da ideologia social, do crescimento da indústria editorial usando novas e melhores tecnologias de impressão e da difusão das novas ciências psicológicas. Igualmente, serviços de autoajuda legal cresceram em torno da expansão do acesso às tecnologias de proteção de documentos. A Internet, e a sempre crescente seleção de serviços comerciais e de informação que ela oferece, é um exemplo do movimento em torno da autoajuda em grande escala. Essa integração produziu um novo tipo de instrumentos, como livros com um código único impresso em cada cópia para garantir que o leitor possa realizar um teste “on-line” que quantifique onde as suas habilidades se comparam com os conceitos ditados pelo livro”.

Em 2019, um dos livros mais populares foi Atomic Habits, de James Clear. É um guia prático para quebrar hábitos ruins e construir bons. O autor explica claramente por que hábitos pequenos e diários levam ao grande sucesso.

Ele descreveu os seguintes micro hábitos:

  1. Atrase suas reações

Eu sei, eu sei, é um mundo que muda rapidamente, mas, isso não significa que devemos responder rapidamente a tudo. Aprenda a dizer: “Eu te aviso mais tarde”, “Eu te ligo sobre isso” e outras frases semelhantes.

Em vez de dizer sim a uma oferta apenas para perceber mais tarde que ela não se encaixa em sua programação, é melhor levar alguns minutos para pensar a respeito.

Isso vai lhe poupar muito tempo e decepção no longo prazo.

  1. Empurre-se para concluir uma tarefa quando não estiver com vontade

Todos os dias, escolha uma pequena tarefa que você não quer fazer, então vá em frente e conclua-a! De lavar a louça a arrumar a cama e de correr para fazer o jantar em vez de pedir comida, pode ser qualquer coisa.

Depois de fazer isso por alguns dias, você perceberá que o problema não é a tarefa em si. É o seu hábito de adiar as coisas, é ser confortável, especialmente quando você tem uma escolha. Mas muitas vezes, depois de dar o primeiro passo, você entra no clima e faz o trabalho.

Depois de passar alguns dias concluindo pequenas tarefas, passe para as maiores.

  1. Passe um dia longe das mídias sociais

Houve dias em que meu telefone era a extensão da minha mão, eu pegaria sem motivo e, em seguida, navegaria nas redes sociais por 30 minutos sem perceber e, eu nem sou grande em plataformas de mídia social. Nunca posto nada no Facebook e tenho cerca de 200 seguidores no Instagram, aos quais envio spams com fotos das minhas viagens de vez em quando.

Mas não posso desistir de vez, nem quero, o Facebook é uma ótima maneira de saber mais sobre eventos locais, e o Instagram é uma grande fonte de inspiração para minha escrita, mas tudo isso é útil se eu usar as plataformas com moderação.

Então, em vez de excluir os aplicativos do meu telefone, decidi que não vou usá-los aos domingos, e foi o que fiz. Depois de quatro semanas, reduzi drasticamente meu tempo de tela e até mesmo estabeleci um limite de 1 hora para aplicativos sociais.

Portanto, se você também está lutando contra isso, comece aos poucos!

Passe um dia longe das redes sociais ou nem conecte seu telefone ao wi-fi. Depois de perceber que não está perdendo nada, ao ficar off-line por um dia, você conscientemente escolherá passar menos tempo online todos os dias.

  1. Prepare o seu próximo dia na noite anterior

Escolha sua roupa e coloque tudo na bolsa (os homens podem não entender isso, mas a maioria das mulheres tem uma lista looonga de coisas que precisam ter em sua bolsa do dia a dia).

Escreva uma lista de tarefas pendentes e verifique seu calendário para ver se você programou alguma reunião ou chamada. Faça tudo o que puder para tornar o dia seguinte mais fácil.

Se você tem um plano, as coisas são feitas mais rapidamente. Não há mágica envolvida, é pura lógica.

  1. Coma com atenção

Quando você está comendo e trabalhando / lendo / assistindo um filme ao mesmo tempo, geralmente come mais do que precisa. Além disso, você não está gostando da comida, nem está sendo produtivo. Você consegue provar esses vegetais se estiver ocupado tentando entender um documento do Excel? Provavelmente não.

Almoçar ou jantar não deve demorar mais do que 10-15 minutos, então, quando ficamos tão ocupados que não temos nem 10 minutos de sobra para abastecer nossos corpos?

Da próxima vez que comer, faça exatamente isso: coma, você verá que não é nada fácil não pegar o telefone. E o simples fato de que precisamos nos convencer a não fazer isso deve levantar algumas questões.

  1. Use um cronômetro para suas tarefas

A Técnica Pomodoro também pode ser chamada de Bíblia da Produtividade. Ficou tão famoso porque funciona e merece todos os elogios, de todos os micro hábitos que menciono aqui, este foi o que mais me ajudou.

Trabalhar e viajar em tempo integral nem sempre é fácil (ou divertido, devo acrescentar) e você precisa definir um cronograma e cumpri-lo. Portanto, ajustei a Técnica Pomodoro de uma forma que funciona para mim: escrevo por uma hora, faço uma pausa de 10 minutos e depois escrevo por mais uma hora.

Este é um dos principais truques que têm ajudado a cumprir meus prazos ao explorar algumas cidades diferentes a cada mês.

  1. Coloque o seu telefone no lado oposto da sala

Se você mantiver o telefone ao seu lado enquanto dorme, continuará pressionando o botão de soneca até que seja quase tarde demais para sair da cama. Mas, para a maioria de nós, a parte difícil é ficar de pé, não acordar. E é por isso que esse método funciona.

Quando o telefone está do outro lado da sala, você precisa se levantar e dar alguns passos para que ele pare de tocar. Então você pode perceber que também está com sede e tem muito o que fazer nas próximas horas. Então sua cama não parece mais tão confortável.

  1. Defina um período de espera de gastos

Nos últimos anos, tenho aplicado duas regras antes de comprar qualquer coisa. Em primeiro lugar, se vejo algo de que gosto, nunca compro na hora – a menos que seja algo de que preciso e tenho procurado. Em vez disso, espero alguns dias para ver se isso ainda estará em minha mente.

Se depois de três dias ainda sonho com um vestido ou um sapato, vou em frente e compro. Se eu os esquecer completamente, então simplesmente evitei uma bala, porque provavelmente era apenas compras compulsivas.

A segunda regra se aplica a itens em promoção. Todo mundo adora os períodos de vendas, certo? Claro que nós fazemos. Mas também é quando tendemos a comprar muitas coisas de que não precisamos. É assim que nossos cérebros estão conectados. É por isso que o marketing funciona. Fazer um bom negócio nos deixa felizes. Satisfeito. Até chegarmos em casa e percebermos que era apenas um sentimento temporário.

Para evitar comprar coisas desnecessárias, faça a si mesmo uma pergunta simples: “Eu pagaria o preço total por isso? ” Se a resposta for “sim”, retire a carteira. Se for negativo, vá embora.

  1. Anote cada ideia

“Tudo bem, vou me lembrar” deve entrar para a história como a maior mentira que contamos a nós mesmos. De todas as coisas que apanha durante o dia, acaba esquecendo mais da metade.

Portanto, crie o hábito de anotar tudo, até as coisas bobas que parecem sem importância.

Pensamentos finais

A principal razão pela qual as pessoas não alcançam seus objetivos é que fazem mudanças drásticas em vez de criar pequenos hábitos diários. Para fazer isso, você só precisa seguir estas duas regras simples:

  1. Abandone um mau

Faça uma lista de todos os maus hábitos que você tem e dos quais deseja se livrar, em vez de entrar em uma guerra contra você mesmo, tentando se livrar de todos eles ao mesmo tempo, escolha apenas um e concentre-se nele.

Dê passos de bebê: fume um cigarro a menos, compre um item a menos desnecessário todas as semanas, pare de comer uma das poucas coisas das quais você quer desistir.

Só depois que você conseguiu abandonar um mau hábito, comece a trabalhar em outro.

  1. Adicione um bom

O mesmo vale para boas mudanças que você deseja fazer, não tente beber 2 litros de água todos os dias se você bebeu apenas 1 copo antes, em vez disso, tente beber 2 copos por dia e aumente lentamente. Adicione mais um vegetal ao seu prato. Corra mais um minuto na esteira. Leia mais uma página todas as noites.

Escolha algo com o qual você esteja lutando e aumente lentamente o tempo que você gasta construindo esse bom hábito. Quando você sentir que se tornou um hábito, comece a trabalhar no próximo.

Como James Clear disse em Atomic Habits:

“Você não se eleva ao nível de seus objetivos. Você cai para o nível de seus sistemas. ”

Portanto, certifique-se de ter um sistema bem estabelecido para cada objetivo.

https://medium.com/@larisa.andras/9-micro-habits-that-will-completely-change-your-life-in-a-year-6bd291aee5c1?source=email-6b2c3587a631-1598593407252-digest.reader——3-73——————6b648156_c82f_4de0_9fb5_aaf7d5e1a329-1-80e5e715_f67c_462a_b9c9_98888d764bc1—-&sectionName=top

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