Dentistas estão vendo uma epidemia de dentes rachados. O que está acontecendo?

Quando reabri meu consultório odontológico no início de junho, as fraturas dentais começaram a aparecer: pelo menos uma por dia, todos os dias que estou no consultório

New York Times – 9 de setembro · leitura de 5 min

Por Tammy Chen, DDS

“Como vai seu consultório dentário? ”, uma amiga minha perguntou, a testa franzida, preocupação evidente em seu rosto.

Eu vi muito esse visual recentemente. Desde o início da pandemia, com uma paralisação em toda a cidade e medidas de distanciamento social firmemente enraizadas, mais do que um punhado de amigos e parentes presumiram que eu deveria estar prestes a fechar. Mas eu a deixei saber que estou mais ocupado do que nunca.

“Realmente?” Ela perguntou. “Como isso é possível? ”

Vi mais fraturas dentais nas últimas seis semanas do que nos seis anos anteriores”, expliquei.

Infelizmente, isso não é exagero!

Fechei meu consultório no centro de Manhattan para todas as emergências odontológicas, exceto em meados de março, de acordo com as diretrizes da American Dental Association e do governo estadual.

Quase imediatamente, notei um aumento nas ligações: dores no maxilar, sensibilidade dentária, dores nas bochechas, enxaquecas. A maioria desses pacientes eu tratei de forma eficaz por meio da telemedicina.

Mas quando reabri meu consultório no início de junho, as fraturas começaram a aparecer: pelo menos uma por dia, todos os dias que estou no escritório. Em média, estou vendo três a quatro; os dias ruins são mais de seis fraturas.

O que está acontecendo?

Uma resposta óbvia é o estresse. De pesadelos induzidos por COVID a “ surfe da destruição ” e “ coronafobia ”, não é segredo que a ansiedade relacionada à pandemia está afetando nossa saúde mental coletiva. Esse estresse, por sua vez, leva ao aperto e ranger de dentes, o que pode danificar os dentes.

Mas, mais especificamente, o aumento que estou observando no trauma dentário pode ser resultado de dois fatores adicionais:

Primeiro, um número sem precedentes de americanos de repente está trabalhando em casa, geralmente onde quer que possam montar uma estação de trabalho improvisada: no sofá, empoleirado em um banco de bar, enfiado em um canto do balcão da cozinha. As posições corporais incômodas que se seguem podem nos fazer curvar os ombros para a frente, curvando a coluna em algo semelhante a um C.

Se você está se perguntando por que um dentista se preocupa com ergonomia, a verdade simples é que os nervos dos músculos do pescoço e dos ombros levam à articulação temporomandibular, ou ATM, que conecta o osso da mandíbula ao crânio. A má postura durante o dia pode se traduzir em um problema de moagem (bruxismo) à noite.

Em segundo lugar, a maioria de nós não está tendo o sono reparador de que precisamos. Desde o início da pandemia, tenho ouvido paciente após paciente descrever uma súbita inquietação e insônia. Essas são as marcas de um sistema nervoso simpático hiperativo ou dominante, que impulsiona a resposta de “lutar ou fugir” do corpo. Pense em um gladiador se preparando para a batalha: cerrando os punhos, cerrando os maxilares. Por causa do estresse do coronavírus, o corpo permanece em um estado de excitação pronto para a batalha, em vez de descansar e recarregar. Toda essa tensão vai direto aos dentes.

Então o que nós podemos fazer?

Você ficaria surpreso como quantas pessoas não percebem que estão “cerrando e moendo” os dentes. Mesmo os pacientes que vêm ao consultório reclamando de dor e sensibilidade costumam ficar incrédulos quando eu aponto isso. “Ah não. Eu não ranjo os dentes ”, é um refrão que ouço repetidamente, apesar do fato de estar sempre vendo eles fazerem isso.

Conscientização é a chave!

Seus dentes estão se tocando? Mesmo enquanto você lê este artigo? Nesse caso, é um sinal claro de que você está causando algum dano – seus dentes não devem se tocar ao longo do dia, a menos que você esteja comendo e mastigando ativamente. Em vez disso, sua mandíbula deve estar relaxada, com um pouco de espaço entre os dentes quando os lábios estão fechados. Esteja atento e tente parar de ranger quando você se surpreender fazendo isso.

Se você tiver um protetor noturno ou contenção, dispositivos que mantêm os dentes no alinhamento adequado e evitam ranger, tente colocá-los durante o dia. Esses aparelhos fornecem uma barreira física, absorvendo e dispersando a pressão. Como costumo dizer a meus pacientes, prefiro muito mais que você “quebre um guarda noturno” do que um dente. Seu dentista pode fazer um guarda noturno personalizado para garantir um ajuste adequado.

E como muitos de nós continuaremos trabalhando em casa por meses, é fundamental configurar uma estação de trabalho adequada. O ideal é que, quando sentado, os ombros fiquem sobre os quadris e as orelhas sobre os ombros. As telas dos computadores devem ficar no nível dos olhos; apoie seu monitor ou laptop em uma caixa ou pilha de livros, se você não tiver uma cadeira ou mesa ajustável.

Considere, também, que em nossos novos escritórios domésticos, não é incomum rolar para fora da cama, encontrar um sofá e sentar-se nove horas por dia. Tente combiná-lo com um pouco de pé, sempre que possível, e incorporar mais movimento. Use cada pausa para ir ao banheiro ou telefonema como uma oportunidade para dar mais passos, não importa quão pequena sua casa ou apartamento possa ser.

No final da jornada de trabalho, aconselho meus pacientes a – desculpem o termo médico muito técnico aqui – “mexer como um peixe”. Deite-se no chão de costas, com os braços estendidos acima da cabeça, e mexa suavemente os braços, ombros, quadris e pés de um lado para o outro. O objetivo é descomprimir e alongar a coluna, bem como liberar e aliviar parte dessa tensão e pressão.

Se você tem uma banheira, considere tomar um banho de sal 20 minutos à noite. Concentre-se em respirar pelo nariz e relaxar, em vez de pensar no trabalho, ler e-mails ou contemplar a programação de volta às aulas de seus filhos (mais fácil falar do que fazer, eu sei).

Então, logo antes de dormir, reserve cinco minutos para aquietar sua mente. Feche os olhos, aspire a língua até o céu da boca e inspire e expire pelo nariz, inspire e expire pelo nariz. É uma solução decididamente de baixa tecnologia, mas a respiração profunda é uma das maneiras mais eficazes de estimular o nervo vago, que controla o sistema nervoso parassimpático do corpo. Uma contrapartida da resposta de lutar ou fugir, o sistema nervoso parassimpático aciona o mecanismo de “descanso e digestão” do corpo, desacelerando a frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial e permitindo um sono mais reparador e restaurador. Quanto mais relaxado estiver seu corpo, maior será a probabilidade de você acordar com menos tensão na mandíbula. Isso significa menos moagem à noite.

Os dentes são naturalmente quebradiços e todo mundo tem pequenas fissuras causadas pela mastigação, trituração e uso diário. Eles podem suportar apenas alguns traumas antes de se romperem. Pense em uma parede que tem uma pequena rachadura de aranha que, com o desgaste, pode ficar cada vez maior até se tornar um buraco aberto. Queremos evitar que qualquer estresse adicional de desgaste que possa fazer com que essas rachaduras microscópicas se propaguem em rachaduras maiores e, em última análise, uma falha catastrófica que requer canal radicular, uma coroa ou outro tratamento dentário importante.

Se ainda não o fez, marque uma consulta com o seu dentista. Fique em dia com sua programação de exames e limpeza de seis meses.

E se você não fizer mais nada, chame um guarda noturno.

Tammy Chen é prostodontista e proprietária da Central Park Dental Aesthetics em Midtown Manhattan.

https://medium.com/@newyorktimes/dentists-are-seeing-an-epidemic-of-cracked-teeth-whats-going-on-37b601b9eb7f?source=email-6b2c3587a631-1600062636153-digest.reader——0-49——————b0f26915_8b29_4e88_9bd3_c4ae0bb1b9cd-1-26cac10c_f1ce_4500_bb15_dbf4991e0ef9—-&sectionName=topVocês já conhecem nossos cursos?

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