Milhões de mosquitos geneticamente modificados estão se dirigindo para Florida Keys.

Os insetos são projetados para controlar doenças como dengue e Nilo Ocidental

Emily Mullin – 25 de agosto

Reengenharia de vida – formas surpreendentes como a tecnologia genética está mudando a humanidade e o mundo ao nosso redor.

No primeiro teste desse tipo nos Estados Unidos, milhões de mosquitos geneticamente modificados serão liberados em Florida Keys* em algum momento dos próximos dois anos.

As autoridades locais deram luz verde ao plano em uma votação de 4 a 1 em 18 de agosto, apesar da objeção de longa data de alguns residentes e grupos de defesa do meio ambiente.

Os insetos projetados são projetados para exterminar os mosquitos Aedes aegypti em um esforço para eliminar as doenças que eles transmitem.

A empresa britânica que fabrica os mosquitos, a Oxitec, vinha tentando obter a aprovação de uma liberação ao ar livre nos últimos 10 anos.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos aprovou o projeto piloto em maio, seguido pelo estado da Flórida em junho mas, a Oxitec, ainda precisava obter permissão local antes que os mosquitos pudessem ser soltos em um local no condado de Monroe, lar de Florida Keys.

Os mosquitos da Oxitec, todos machos, são projetados para terem um gene “autolimitado”, quando são soltos na natureza e acasalam com as fêmeas, eles passam o gene para seus descendentes. A prole resultante não sobrevive até a idade adulta e, portanto, não pode se reproduzir. A Oxitec acredita que a liberação suficiente desses insetos artificiais fará com que a população local de mosquitos acabe morrendo.

Os mosquitos machos não picam – apenas as fêmeas– então a EPA e a Oxitec dizem que os mosquitos modificados não representam uma ameaça para as pessoas. Mas os oponentes se preocupam com os possíveis efeitos sobre a saúde e o meio ambiente da liberação de organismos geneticamente modificados no meio ambiente.

A mudança climática deve trazer mais doenças como dengue e a Febre do Nilo Ocidental, que são disseminadas pela picada de mosquitos infectados. Atualmente, a Flórida usa aeronaves para pulverizar grandes quantidades de inseticidas para controlar os mosquitos, mas os produtos químicos matam apenas cerca de 30% a 50% da população local de Aedes aegypti e a eficácia pode diminuir com o tempo. O estudo da Flórida testará a eficácia da abordagem da Oxitec na eliminação de pragas.

Em meio à pandemia de coronavírus em curso, o Departamento de Saúde da Flórida confirmou até agora 47 casos de dengue este ano, bem como 44 casos do vírus do Nilo Ocidental. Ambos são transmitidos através da picada de mosquitos fêmeas Aedes aegypti. Os casos de dengue estão todos concentrados no condado de Monroe, onde os mosquitos geneticamente modificados serão soltos. O teste de campo acontecerá em 2021 ou 2022, mas a hora e a data exatas ainda não foram determinadas.

A dengue geralmente se apresenta como uma doença grave semelhante à gripe que pode vir com fortes dores e dores musculares, febre e, às vezes, erupção na pele. Os sintomas aparecem em até 14 dias após a picada de um mosquito infectado. A maioria das pessoas infectadas com o vírus do Nilo Ocidental, no entanto, nunca apresenta sintomas. Se o fizerem, podem sentir dor de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações, vômitos ou diarreia.

Na última década, a Oxitec testou seus mosquitos na Malásia, Brasil, Panamá e nas Ilhas Cayman.

Em um recente teste de campo na cidade brasileira de Indaiatuba, a empresa afirma que seus mosquitos foram até 95% eficazes na redução das populações locais de mosquitos em comparação com locais de controle não tratados na mesma cidade.

Mas em um estudo publicado na Scientific Reports em setembro de 2019, um grupo de cientistas independentes descobriu que alguns filhotes de mosquitos GM da Oxitec sobreviveram e produziram seus próprios filhotes. O documento levantou preocupações de que a tecnologia da empresa pudesse criar mosquitos selvagens híbridos que piorariam a propagação de doenças que deveriam prevenir. A Oxitec negou as alegações e, em março, o jornal publicou um adendo ao artigo original.

A tecnologia da Oxitec é uma das várias abordagens que estão sendo exploradas para eliminar os mosquitos transmissores de doenças. Na verdade, a unidade de ciências biológicas da empresa-mãe do Google, Alphabet, também está trabalhando em sua própria técnica de controle de mosquitos. Nos últimos anos, a Verily lançou milhões de mosquitos Aedes aegypti machos criados em laboratório em vários bairros do Vale Central da Califórnia na esperança de reduzir seu número. A infecção com dengue ou vírus do Nilo Ocidental é incomum lá devido ao clima seco, mas se a abordagem funcionar, ela pode ser usada em outros lugares onde as doenças transmitidas por mosquitos são uma ameaça maior.

Os mosquitos da Verily não são geneticamente modificados, em vez disso, eles são criados para transportar uma bactéria de inseto comum chamada Wolbachia, que os impede de se reproduzir. Quando os machos portadores de Wolbachia acasalam com as fêmeas na natureza, a bactéria evita que os descendentes resultantes eclodam.

A Oxitec já está realizando testes de campo aberto de suas mariposas Diamondbacks geneticamente modificadas na Universidade Cornell, em Nova York. Essas mariposas são projetadas para terem o mesmo gene autolimitado dos mosquitos. A mariposa selvagem se alimenta de culturas como repolho, brócolis, couve-flor e canola, e estima-se que custem aos agricultores de US $ 4 bilhões a US $ 5 bilhões por ano.

A proposta da Oxitec de testar seus mosquitos transgênicos na Flórida encontrou oposição considerável. Uma petição que se opõe à liberação dos mosquitos reuniu cerca de 240.000 assinaturas. Os críticos dizem que os mosquitos podem prejudicar o ecossistema da Flórida, embora uma avaliação de risco da EPA tenha descoberto que a tecnologia da Oxitec não representa risco para humanos, animais ou meio ambiente, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

A votação na Flórida na semana passada pode abrir as portas para mosquitos de grife em outros lugares dos Estados Unidos. Em maio, a EPA também aprovou um teste de campo no Condado de Harris, Texas, onde Houston está localizada. A aprovação estadual e local ainda não foi concedida lá.

“Não há acordo em vigor ou planos para avançar com o projeto neste momento”, disse um porta-voz da Saúde Pública do Condado de Harris à CNN. “Nosso foco está em nossos esforços com a pandemia Covid-19. ”

*Florida Keys é um arquipélago de ilhas tropicais que se estende por cerca de 120 milhas perto da extremidade sul do estado da Flórida, nos EUA, entre o Oceano Atlântico e o Golfo do México. O arquipélago é conhecido como um destino para pesca, navegação, snorkel e mergulho. A cidade de Key West, no extremo sul, é famosa pelos vários bares da Duval Street, pela celebração de pôr do sol da Mallory Square, que ocorre todas as noites, e pela Casa de Ernest Hemingway.