7 benefícios surpreendentes da gratidão para a saúde

JAMIE DUCHARME

Muitos estudos descobriram que a gratidão traz benefícios – tanto mentais quanto físicos – e tudo o que é necessário para desfrutá-los é um pouco de introspecção.

Aqui estão sete benefícios surpreendentes de praticar a gratidão.

  1. A gratidão pode torná-lo mais paciente

Uma pesquisa da Northeastern University descobriu que as pessoas que se sentiam gratas por poucas coisas do dia a dia eram mais pacientes e mais capazes de tomar decisões sensatas, em comparação com aquelas que não se sentiam muito gratas no dia a dia.

Quando 105 alunos de graduação foram solicitados a escolher entre receber uma pequena quantia em dinheiro imediatamente ou uma quantia maior em algum momento no futuro, por exemplo, os alunos que haviam mostrado mais gratidão em experimentos anteriores conseguiram pedir mais dinheiro.

  1. A gratidão pode melhorar seu relacionamento

De acordo com um estudo publicado no Journal of Theoretical Social Psychology, sentir-se grato por seu parceiro – e vice-versa – pode melhorar vários aspectos de seu relacionamento, incluindo sentimentos de conexão e satisfação geral como casal. “Ter um parceiro que é grato por você ou você ser grato pelo outro” pode ajudar na sua vida amorosa, diz Emma Seppälä, pesquisadora da felicidade nas Universidades de Stanford e Yale e autora de The Happiness Track. (Seppälä não estava envolvido na pesquisa.) Entitled People Are Often Disappointed

  1. Gratidão melhora o autocuidado

Em um estudo publicado na revista Personality and Individual Diferences, os pesquisadores pediram às pessoas que avaliassem seus níveis de gratidão, saúde física e psicológica, bem como a probabilidade de praticarem comportamentos que aumentam o bem-estar, como exercícios, alimentação saudável e ir ao médico. Eles encontraram correlações positivas entre a gratidão e cada um desses comportamentos, sugerindo que agradecer ajuda as pessoas a valorizar e cuidar de seu corpo.

  1. A gratidão pode ajudá-lo a dormir

“Conte as bênçãos, não as ovelhas”, diz Seppälä. Uma pesquisa no Journal of Psychosomatic Research descobriu que sentir-se grato ajuda as pessoas a dormir melhor e por mais tempo. Provavelmente porque “você tem mais pensamentos positivos antes de dormir”, diz Seppälä (que não estava envolvido no estudo), o que pode acalmar o sistema nervoso. Se você vai fazer uma lista de gratidão diária, Seppälä recomenda escrevê-la antes de dormir.

  1. A gratidão pode impedi-lo de comer demais

“A gratidão reabastece a força de vontade”, diz Susan Peirce Thompson, uma cientista cognitiva especializada em psicologia da alimentação. O conceito é semelhante à pesquisa nordestina que encontrou uma conexão entre gratidão e paciência: Thompson diz que cultivar sentimentos de gratidão pode aumentar o controle de seus impulsos, ajudando você a desacelerar e tomar melhores decisões. Se você se pegar pegando fatias de torta de abóbora, por exemplo, Thompson recomenda pedir licença para sair da mesa para fazer uma lista rápida das coisas pelas quais você é grato, o que pode ajudá-lo a limpar sua mente e reiniciar.

  1. A gratidão pode ajudar a aliviar a depressão

Thompson, o cientista cognitivo, diz que os experimentos mostraram que todas as pessoas participam do exercício das ” três coisas boas ” – que, como o nome sugere, leva as pessoas a pensar em três bons momentos ou coisas que aconteceram naquele dia – veem melhorias consideráveis ​​na depressão e felicidade geral, às vezes em apenas algumas semanas. “Se houvesse uma droga que fizesse isso, quem a patenteou seria rico”, diz Thompson. “A gratidão é muito poderosa. ”

  1. A gratidão te dá felicidade que dura

Muitas coisas, de um elogio a uma guloseima açucarada, podem trazer pequenas explosões de felicidade, mas, a gratificação instantânea, também desaparece rapidamente, explica Seppälä, o que deixa você com vontade de mais. “A gratidão é algo que leva a formas de felicidade muito mais sustentáveis, porque não se baseia nessa gratificação imediata; é um estado de espírito ”, diz ela. Se você regularmente dedica tempo para expressar gratidão e gratidão, é provável que veja resultados.

https://click.newsletters.time.com/?qs=aae47421bfab3e52886fedad11c5deaa277cf2a0846371fe839de0449721e494b43627e2effc6efbc083411ef921f1ca74edda6d37481cac

VOCES CONHECEM NOSSOS MAIS RECENTES CURSOS?

 

A Ética e a Bioética na Nossa Vida 2x 62,19

Comunicação para Profissionais da Saúde 2x 62,19

Hotelaria, hospitalidade e humanização

Conheça os Cursos da Inlags Academy

Compartilhe em suas Redes Sociais