Estudo calculou por quanto tempo você pode viver com um estilo de vida saudável

ALICE PARK – 8 DE janeiro DE 2020

Estudo após estudo nos lembra que, por mais desafiador que seja, manter hábitos saudáveis ​​- comer direito, fazer exercícios regularmente, não fumar, manter um peso saudável e controlar a quantidade de álcool que você bebe – pode nos ajudar a viver mais.

Mas, acrescentar anos extras não é tão atraente se alguns ou a maioria deles estão crivados de doenças cardíacas, diabetes ou câncer.

Em um estudo de 2018, um grupo internacional de pesquisadores liderado por cientistas da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan descobriu que a adoção de cinco hábitos saudáveis ​​poderia estender a expectativa de vida em 14 anos para as mulheres e em 12 anos para os homens:

  1. Comer uma dieta rica em plantas e pobre em gorduras
  2. Exercício em um nível moderado a vigoroso por várias horas por semana
  3. Manter um peso corporal saudável
  4. Não fume
  5. Consumir não mais do que uma bebida alcoólica por dia para mulheres e duas para homens

Para acompanhar esses dados, os pesquisadores queriam saber quantos desses anos adicionados eram saudáveis, livres de três doenças crônicas comuns: doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

E em um estudo publicado em 8 de janeiro no BMJ, eles relatam que um estilo de vida saudável pode realmente contribuir para mais – e mais anos livres de doenças – de vida.

Os resultados sugerem que as mulheres podem estender sua expectativa de vida livre de doenças após os 50 anos em cerca de 10 anos, e os homens podem adicionar cerca de oito anos a mais, do que as pessoas que não têm esses hábitos.

“É importante olhar para a expectativa de vida livre de doenças porque isso tem implicações importantes em termos de melhoria da qualidade de vida e redução dos custos gerais de saúde”, disse o Dr. Frank Hu, chefe do departamento de nutrição da Harvard TH Chan School of Public Saúde e autor sênior do artigo. “Prolongar a expectativa de vida não é suficiente, queremos estender a expectativa de saúde, de modo que quanto maior a expectativa de vida for saudável e livre das principais doenças crônicas e deficiências associadas a essas doenças. ”

Para descobrir esses padrões, os pesquisadores analisaram dados coletados de mais de 111.000 mulheres e homens norte-americanos com idades entre 30 e 75 anos quando se inscreveram no Nurses Health Study ou no Health Professionals Follow-Up Study começando em 1980 e 1986, respectivamente. Os participantes responderam a questionários sobre seus hábitos de vida e saúde a cada dois anos até 2014. Com base em suas respostas, cada participante recebeu uma pontuação de “estilo de vida” de 0 a 5, com pontuações mais altas representando melhor adesão às orientações saudáveis. Os pesquisadores então tentaram correlacionar essas pontuações a quanto tempo os participantes viveram sem doenças cardíacas, câncer ou diabetes.

As mulheres que relataram satisfazer quatro ou cinco dos hábitos saudáveis ​​viveram em média mais 34 anos sem essas doenças após os 50 anos, em comparação aos 24 anos para as mulheres que disseram não seguir nenhum dos hábitos saudáveis. Os homens que relataram cumprir quatro ou cinco dos hábitos de vida viveram em média mais 31 anos livres de doenças após os 50 anos, enquanto aqueles que não adotaram nenhum deles viveram em média mais 23 anos após os 50 anos.

Hu diz que nenhum dos cinco fatores se destacou como mais importante do que os outros; os benefícios em salvar pessoas de doenças e prolongar a vida foram semelhantes em todos os cinco. Além disso, as evidências sugerem que as contribuições de cada fator são aditivas – o número de anos de vida livre de doenças ganhos aumentou com cada hábito saudável adicional seguido pelas pessoas. “As pessoas não devem ser desencorajadas a adotá-los se acharem um ou dois fatores difíceis de acompanhar”, diz Hu.

E como todos os participantes do estudo tinham mais de 30 anos, as descobertas também sugerem que “nunca é tarde para mudar”, disse Hu. “É sempre melhor adotar hábitos de estilo de vida saudáveis ​​o mais cedo possível, mas mesmo adotá-los relativamente tarde na vida ainda terá benefícios substanciais para a saúde mais tarde. ”

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