Coronavírus: como gerenciar sintomas longos de COVID após a recuperação

TIMESOFINDIA.COM. Última atualização em – 14 de janeiro de 2021,

01 /Aprendendo a gerenciar seus longos sintomas de COVID após a recuperação

A recuperação do novo coronavírus pode demorar um pouco, dependendo dos seus sintomas, para muitos, também pode durar semanas, geralmente uma batalha de meses, deixando-os vulneráveis ​​a outras fragilidades médicas.

Conhecido como COVID longo, estimou-se que 1 em cada 4 pacientes sofre de complicações pós COVID após a recuperação.

02 /O que significa post COVID ou long COVID?

Com sintomas que variam de doenças cardíacas, funções pulmonares prejudicadas, declínio cognitivo e imunidade comprometida, o COVID-19 longo tende a afetar aqueles que têm doenças graves relacionadas ao COVID.

Lidar com COVID-19 longo também pode ser problemático, os pesquisadores de longa distância vêm detalhando os possíveis sintomas que experimentam – e como pode demorar um pouco para retomar a vida de maneira normal.

Se as estimativas são verdadeiras, a síndrome pós-COVID pode afetar algo entre 25-30% das pessoas que sofrem de COVID. Em cidades de todo o mundo, clínicas de atendimento pós-COVID especiais também foram abertas.

Como o vírus pode deixar muitas pessoas lutando para controlar seus sintomas e recuperar a qualidade de vida, os médicos agora alertam as pessoas, principalmente as que sofrem de sintomas graves, para que tenham um plano de recuperação pronto.

Se você acabou de se recuperar, ou corre o risco de desenvolver COVID longo, aqui está um guia para gerenciar sua condição e saúde a longo prazo:

03 /Quais são os sintomas que você pode sentir com COVID longo

Considerando a natureza do vírus, a cepa da infecção pode afetar as pessoas de maneiras diferentes, conte com uma série de sintomas, que podem ser de natureza leve ou moderada.

Dor de cabeça, exaustão extrema e crônica, dor nas costas, dor muscular, perda de apetite e tosse persistente pode ocorrer comumente nas primeiras semanas após a recuperação. Pode ser um sintoma persistente ou resultado da carga viral remanescente no corpo.

Relatórios publicados nos últimos meses sugerem que as complicações mais comuns em longo prazo são danos ao coração, sistema respiratório e sistema nervoso.

Também existem vários estudos que determinam que uma infecção viral tão grave quanto COVID-19 pode deixar alguém vulnerável ao desenvolvimento de algumas formas de doenças mentais, como PTSD, insônia, depressão, ansiedade.

Algumas pessoas também relataram confusão cerebral, confusão, perda de memória e problemas de cognição após a recuperação.

Acima de tudo, o que os long haulers dizem é que seus sintomas – não importa quão grandes ou pequenos podem prejudicar o funcionamento diário e apresentar problemas para retomar a vida normal.

04 /Lidando com diferentes sintomas após COVID

Uma vez que os sintomas de COVID longos são variados, eles são gerenciados e tratados, dependendo do tipo e da gravidade dos sinais que você tem.

Embora alguns possam se recuperar lentamente ao longo do tempo, alguns sintomas de COVID-19 longo podem exigir atenção aguda desde o dia 1.

Se você sofre de problemas respiratórios, como dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, pode ser necessário se preparar para fazer algumas mudanças em sua rotina e acréscimos. Alguns sintomas respiratórios também podem causar estresse no corpo e levar mais tempo para se recuperar.

Como a saturação de oxigênio é uma complicação comum associada à COVID, muitos pacientes são frequentemente aconselhados a usar equipamentos médicos como nebulizador, concentradores de oxigênio e cilindros para compensar a deficiência.

05 /Esteja preparado para cuidados de longo prazo

Os problemas cardíacos, que podem ocorrer quando há danos consideráveis ​​nas válvulas cardíacas ou a coagulação do sangue, podem piorar ao longo dos anos. Portanto, táticas de cuidado e prevenção de longa data podem precisar ser adotadas.

06 /Você pode enfrentar fadiga e cansaço

A exaustão e a fadiga também são algo que deve ser levado em consideração. Lembre-se de que seu corpo acabou de combater uma infecção grave. Portanto, tente e não se esforce e demore o seu tempo para se recuperar, não importa quanto tempo ou quão árduo possa parecer.

O que também é preciso saber é que COVID-19 também prejudica a sua imunidade em certa medida e o torna vulnerável a doenças crônicas. Para se proteger, adote todas as estratégias preventivas e fique protegido do perigo. Bons hábitos de higiene e planos pós-operatórios também podem reduzir o risco de reinfecção.

  1. Acompanhe os medicamentos e o tratamento planejado

Mesmo que a carga viral tenha desaparecido, é duplamente importante manter um controle de seus sinais vitais quando você está no caminho para a recuperação.

Acompanhe as consultas médicas, continue tomando os medicamentos na hora certa e quaisquer medidas de precaução que você possa ter sido aconselhado.

Se você sofre de comorbidades de qualquer tipo, pode precisar alterar ou trocar alguns de seus medicamentos. Pacientes diabéticos relatam um grande aumento / perda nos níveis de açúcar no sangue após a recuperação. Os níveis de pressão arterial também podem permanecer instáveis. Mantenha seu médico informado sobre quaisquer mudanças ou prognósticos de saúde.

Por último, lembre-se de fazer exames e exames regulares, que você pode ter sido aconselhado. Mesmo que você se sinta bem e com saúde, o vírus geralmente pode causar danos silenciosos ao corpo, o que pode criar problemas com o tempo. Exames preventivos podem descartar problemas antes que eles se tornem muito incômodos.

08 Dietas / moderações de exercícios a seguir

Agora, mais do que nunca, deve ser o momento de se concentrar em fazer a saúde voltar ao normal e fortalecer a imunidade, seguir uma boa dieta pode te ajudar nisso.

Certifique-se de consumir uma fonte rica de grupos de nutrientes importantes – Vitamina C, D, B12, Zinco e Proteína em abundância, isso ajudará seu corpo a se recuperar mais rapidamente e também a suavizar o metabolismo.

Se você tem seguido uma dieta ou plano de alimentação especial antes de COVID-19, faça uma pausa antes de voltar. O único foco deveria ser a pontuação em muitos alimentos ricos em nutrientes agora. A perda extrema de peso também pode ser um efeito colateral após o combate a qualquer infecção viral, portanto, certifique-se de comer bem durante a recuperação.

Ao mesmo tempo, não se pressione para seguir exercícios extremos logo após a recuperação. Diminua a velocidade, adote exercícios físicos fáceis que o mantenham vigoroso e aumentem a freqüência cardíaca. Dê ao seu corpo o tempo de que ele precisa para se curar primeiro.

  1. Quando devemos procurar um médico?

Embora a maioria dos sintomas possa ser bem controlada, também é importante estar ciente de quaisquer sintomas importantes ou imprevistos que possam ser uma causa de preocupação durante os dias de recuperação.

Problemas de saúde como acidente vascular cerebral e angústia pulmonar podem surgir do nada, então considere procurar ajuda ou ligar para um médico se sentir algum dos sintomas:

– Extrema falta de ar

– Privação de oxigênio

-Dor no peito

– Pressão acumulada em torno do coração

– Perda de apetite

-Febre por mais de 10 dias

– Perder a sensação em qualquer parte do corpo.

 

Lembre-se de alertar seu médico sobre qualquer sintoma novo ou agravamento.

  1. Dedicar tempos ao seu bem-estar mental e buscar ajuda

Por último, lutar contra o COVID-19- mesmo depois de ter feito uma recuperação saudável pode ser complicado, os pacientes podem sofrer muito estresse. Uma qualidade de vida alterada ou degradada também pode ser difícil de aceitar para alguns. Alguns também podem precisar de ajuda para completar tarefas normais ou tarefas que antes eram capazes de fazer facilmente, isso pode esgotar você mentalmente.

Os caminhões de longa distância devem buscar ajuda ou suporte para lidar com os sintomas físicos e psicológicos do vírus. 

Existem muitos grupos de apoio online e offline que ajudam os sobreviventes do coronavírus em seu caminho para a recuperação e retomar a vida.

À medida que você cura, também abra espaço para práticas conscientes, como ioga e meditação. Essas práticas não apenas aliviam o estresse e a ansiedade, mas também ajudam a curar mais rapidamente.

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