O Universo funciona como uma rede neural cosmológica, argumenta um novo artigo.

A controvertida teoria da física diz que a realidade ao nosso redor se comporta como uma rede neural de computador.

PAUL RATNER

27 de setembro de 2020

• O físico propõe que o universo se comporta como uma rede neural artificial.
  • O novo artigo do cientista busca reconciliar a física clássica e a mecânica quântica.
  • A teoria afirma que a seleção natural produz átomos e “observadores”.

Capa: Photo by Alina Grubnyak on Unsplash

A realidade ao nosso redor funciona como uma rede neural, um sistema de computador semelhante a uma Matriz que opera de forma semelhante a um cérebro humano?

Um novo artigo de física argumenta que olhar para o universo dessa forma pode fornecer a elusiva “teoria de tudo”.

Essa proposta polêmica é ideia do professor de física Vitaly Vanchurin da Universidade de Minnesota Duluth. Em uma entrevista ao Futurismo, Vanchurin admitiu que “a ideia é definitivamente maluca, mas se for maluca o suficiente para ser verdade?”

O cientista desenvolveu a teoria enquanto explorava o funcionamento do aprendizado de máquina usando a mecânica estatística, ele descobriu que os mecanismos envolvidos no aprendizado do computador eram semelhantes em alguns casos à dinâmica da mecânica quântica.

Uma rede neural de computador funciona por meio de nós, que imitam neurônios biológicos, processando e transmitindo sinais, à medida que a rede aprende novas informações, ela muda, dando a certos nós mais prioridade, permitindo-lhe conectar bits de informação de tal forma que da próxima vez saberemos, por exemplo, quais são as principais características de uma “zebra”.

“Não estamos apenas dizendo que as redes neurais artificiais podem ser úteis para analisar sistemas físicos ou para descobrir leis físicas, estamos dizendo que é assim que o mundo ao nosso redor realmente funciona“, escreve Vanchurin no artigo. “A esse respeito, pode ser considerada uma proposta para a teoria de tudo e, como tal, deve ser fácil provar que está errado.”

Como você prova que sua teoria está errada? Vanchurin propõe um caminho, tudo que você precisa fazer é “encontrar um fenômeno que não pode ser modelado com uma rede neural”. Isso, é claro, não é tão fácil de fazer, como o próprio Vanchurin aponta.

Não entendemos totalmente como a rede neural e o aprendizado de máquina funcionam e precisamos entender esses processos primeiro.

Vanchurin acredita que sua ideia pode cumprir outro propósito que tem sido o objetivo da física modernareconciliar a física clássica, que descreve como o universo funciona em grande escala, e a mecânica quântica, o estudo dos níveis atômico e subatômico de existência. O físico pensa que se você vê o universo funcionando essencialmente como uma rede neural, seu comportamento sob certas condições pode ser explicado tanto pelas equações peculiares da mecânica quântica quanto pelas leis da física clássica, como a teoria da relatividade geral desenvolvida por Albert Einstein.

“A dinâmica de aprendizagem de uma rede neural pode de fato exibir comportamentos aproximados descritos tanto pela mecânica quântica quanto pela relatividade geral”, escreve Vanchurin em seu estudo.

Mergulhando mais fundo em sua teoria, Vanchurin acredita que ela apoia mecanismos aparentes de nosso mundo, como a seleção natural. Ele sugere que, em uma rede neural, partículas e átomos, mas até nós, os “observadores” emergiriam de um processo semelhante ao da seleção natural. No nível microscópico da rede, algumas estruturas se tornariam mais estáveis, enquanto outras seriam menos. Os estáveis ​​sobreviveriam ao processo evolutivo, enquanto os menos estáveis ​​não.

“Em escalas menores, espero que a seleção natural produza algumas estruturas de complexidade muito baixa, como cadeias de neurônios, mas em escalas maiores as estruturas seriam mais complicadas”, ele compartilhou com o Futurismo.

Ele vê poucos motivos para que esse tipo de processo funcione apenas em pequena escala, escrevendo no papel:

“Se estiver correto, então o que agora chamamos de átomos e partículas pode realmente ser o resultado de uma longa evolução começando de algumas estruturas de complexidade muito baixa e o que agora chamamos de observadores macroscópicos e células biológicas pode ser o resultado de uma evolução ainda mais longa.”

Embora ele proponha a explicação da rede neural, Vanchurin não significa necessariamente que todos vivemos em uma simulação de computador, como a proposta pelo filósofo Nick Bostrom, acrescentando a ressalva de que, mesmo se o fizéssemos, “talvez nunca saibamos a diferença”.

A ideia de Vanchurin até agora foi recebida com ceticismo por outros físicos, mas ele não se intimidou. Você pode conferir o artigo dele por si mesmo no ArXiv.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS. CLIQUE NAS IMAGENS PARA SABER MAIS!