Os Neandertais desapareceram do Noroeste da Europa mais cedo do que se pensava

CIÊNCIAS SOCIAIS

Oxford University

PUBLICADOS

9 DE março DE 2021

Os restos mortais de Neandertal da Bélgica são milhares de anos mais velhos do que o relatado anteriormente, revela um novo artigo de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores internacionais.

Os restos mortais de Neandertal da Bélgica há muito intrigam os cientistas, restos fósseis do local-chave da Caverna do Espião na Bélgica sugeriam uma data de aproximadamente 37.000 anos atrás, o que os colocaria entre os últimos Neandertais sobreviventes na Europa, mas, a contaminação da amostra pode ter afetado essas estimativas.

Agora, uma equipe baseada na Unidade do Acelerador de Radiocarbono de Oxford redatou espécimes de Neandertal da Caverna do Espião, a maioria das datas obtidas neste novo estudo foram consideradas muito mais antigas do que aquelas obtidas anteriormente nas mesmas amostras de osso – até 5.000 anos mais velhas em certos casos.

De acordo com o jornal, reavaliando o momento do desaparecimento dos Neandertais no noroeste da Europa, isso sugere que os Neandertais desapareceram da região de 44.200-40.600 anos atrás, muito antes do estimado anteriormente.

Os resultados sugerem novamente que Homo sapiens e Neandertais provavelmente se sobrepuseram em diferentes partes da Europa e deve ter havido oportunidades para um possível intercâmbio cultural e genético.

Professor Tom Higham

O professor de Oxford, Tom Higham, diz: ‘O namoro é crucial em arqueologia, sem uma estrutura cronológica confiável, não podemos realmente estar confiantes na compreensão das relações entre os neandertais e o Homo sapiens quando nos mudamos para a Europa há 45.000 anos e eles começaram a desaparecer. É por isso que esses métodos são tão interessantes, porque fornecem datas muito mais precisas e confiáveis. Os resultados sugerem novamente que o Homo sapiens e os neandertais provavelmente se sobrepuseram em diferentes partes da Europa e deve ter havido oportunidades para um possível intercâmbio cultural e genético. ‘

O autor principal, Dr. Thibaut Devièse diz: ‘Os novos métodos químicos que aplicamos no caso do Spy e outros sites belgas fornecem o único meio pelo qual podemos descontaminar esses ossos de Neandertal para datação e verificar se os contaminantes foram totalmente removidos. Isso nos dá confiança nas novas idades que obtivemos para esses espécimes importantes. ‘

Grégory Abrams, do Centro Arqueológico da Caverna Scladina, na Bélgica, diz: ‘Nós também (re) datamos espécimes de Neandertal de dois sítios belgas adicionais, Fonds-de-Forêt e Engis, e obtivemos idades semelhantes às de Spy. Datar todos esses espécimes belgas foi muito emocionante, pois eles desempenharam um papel importante na compreensão e na definição dos Neandertais. Quase dois séculos após a descoberta do filho neandertal de Engis, fomos capazes de fornecer uma idade confiável. ‘

A equipe descobriu que uma escápula de Neandertal da Caverna do Espião que havia produzido datas muito recentes (cerca de 28.000 anos atrás) estava fortemente contaminada com DNA bovino moderno. Esses resultados sugerem que o osso foi preservado com uma cola preparada com ossos de gado.

A equipe usou um método avançado para datação de ossos fósseis por radiocarbono, usando a separação por cromatografia líquida, eles foram capazes de extrair um único aminoácido dos restos mortais de Neandertal para datação. Essa abordagem chamada ‘específica do composto’ permite que os cientistas datem os ossos de maneira confiável e excluam o carbono de contaminantes como os da cola que foi aplicada aos fósseis. Esses contaminantes atrapalharam tentativas anteriores de datar com segurança os neandertais belgas porque sua presença resultou em tâmaras muito jovens.

Os resultados também destacam a necessidade de métodos robustos de pré-tratamento ao datar restos humanos do Paleolítico para minimizar vieses devido à contaminação, de acordo com os autores. A equipe está agora analisando evidências arqueológicas, como ferramentas de osso, para refinar ainda mais nossa compreensão da transição cultural entre os neandertais e o Homo sapiens nesta região.

Para ler o artigo original copie e cole no seu navegador o link abaixo:

CONHEÇA NOSSOS CURSOS. CLIQUE NAS IMAGENS PARA SABER MAIS!