Descoberta da ligação genética entre o formato do cérebro e do rosto – Sci News

6 de abril de 2021 por News Staff / Source

” Anterior

Em um estudo de associação do genoma envolvendo 19.644 indivíduos de ascendência europeia, uma equipe internacional de pesquisadores identificou 472 regiões genômicas, ou loci, que influenciam a forma do cérebro, das quais 76 também estão ligadas ao formato do rosto; esses loci não influenciam a capacidade cognitiva, desmascarando ainda mais as crenças de que a inteligência pode ser avaliada pelas características faciais.

“Para estudar os fundamentos genéticos da forma do cérebro, aplicamos uma metodologia que já havíamos usado no passado para identificar os genes que determinam o formato do nosso rosto”, disse o professor Peter Claes, pesquisador do Laboratório de Genética de Imagens da KU Leuven.

“Nesses estudos anteriores, analisamos imagens 3D de rostos e vinculamos vários pontos de dados nesses rostos a informações genéticas para encontrar correlações. ”

“Dessa forma, pudemos identificar vários genes que moldam nosso rosto. ”

No estudo atual, os cientistas usaram informações armazenadas no Biobank do Reino Unido para estudar a estrutura do cérebro – obtida por meio de ressonância magnética (MRI) – de 19.644 pessoas saudáveis.

“Para poder analisar as imagens de ressonância magnética, tivemos que medir os cérebros mostrados nas imagens”, disse o professor Claes.

“Nosso foco específico estava nas variações da superfície externa dobrada do cérebro – a típica ‘forma de noz’. ”

“Em seguida, ligamos os dados das análises de imagem às informações genéticas disponíveis. ”

Os autores encontraram 472 loci no genoma que afetam a forma do cérebro. Destes, 76 mostraram influenciar a estrutura facial.

“Assim, identificamos 472 regiões genômicas que impactam a forma do nosso cérebro. 351 desses locais nunca foram relatados antes ”, disse ele.

“Para nossa surpresa, descobrimos que até 76 localizações genômicas preditivas do formato do cérebro já haviam sido encontradas anteriormente ligadas ao formato do rosto. Isso torna a ligação genética entre o formato do rosto e do cérebro convincente. ”

Eles também encontraram evidências de que os sinais genéticos que influenciam o formato do cérebro e do rosto são enriquecidos nas regiões do genoma que regulam a atividade do gene durante a embriogênese, seja nas células progenitoras faciais ou no cérebro em desenvolvimento.

“Isso faz sentido, pois o desenvolvimento do cérebro e do rosto é coordenado”, disse a professora Joanna Wysocka, pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade de Stanford.

“Mas não esperávamos que essa conversa cruzada de desenvolvimento fosse tão geneticamente complexa e tivesse um impacto tão amplo na variação humana. ”

No estudo, a equipe também abordou brevemente condições como doença de Alzheimer, esquizofrenia e transtorno bipolar.

“Como ponto de partida, usamos os resultados que foram publicados anteriormente por outras equipes sobre a base genética de tais distúrbios neuropsiquiátricos”, disse o professor Claes.

“A possível ligação com os genes que determinam a forma do nosso rosto nunca havia sido examinada antes. ”

“Se você comparar as descobertas existentes com as novas, verá uma sobreposição relativamente grande entre as variantes genéticas que contribuem para distúrbios neuropsiquiátricos específicos e aquelas que desempenham um papel na forma do nosso cérebro, mas não para aquelas que contribuem para o nosso rosto. ”

“Em outras palavras: nosso risco de desenvolver um transtorno neuropsiquiátrico também não está escrito em nosso rosto. ”

“Ficamos surpresos ao encontrar 76 regiões genéticas que afetam a forma do rosto e do cérebro na população humana”, acrescentou o professor Wysocka.

“Esse é um grau incrível de sobreposição e mostra como essas duas estruturas afetam uma à outra durante o desenvolvimento. No entanto, nada em nossos dados sugere que seja possível prever o comportamento, a função cognitiva ou distúrbios neuropsiquiátricos como esquizofrenia ou TDAH simplesmente olhando para o rosto de uma pessoa. ”

Os resultados aparecem na revista Nature Genetics.

Capa: Naqvi et al. desenvolveu recentemente uma abordagem baseada em dados para fenotipar características multidimensionais complexas; esta abordagem multivariada, quando aplicada a imagens da superfície facial, revelou numerosos loci genômicos sem nenhum papel previamente conhecido na variação do formato do rosto humano; no novo estudo, a equipe implementou essa abordagem para descobrir associações entre variantes genéticas comuns e a forma do cérebro, usando dados de ressonância magnética de participantes de meia-idade no Biobank do Reino Unido. Crédito da imagem: Gerd Altmann