Cientistas de Harvard identificam o ‘marco zero’ do envelhecimento no estudo de embriões de camundongos.

Edd Gent28 de junho de 2021

Como as células velhas em humanos adultos dão origem às células jovens encontradas em bebês?

Uma nova pesquisa sugere que eles retornam à sua idade biológica mais baixa no início do desenvolvimento embrionário, com ramificações potenciais para a ciência da longevidade.

Por muito tempo, presumiu-se que as células germinativas – aquelas que formam óvulos e espermatozóides e passam a informação genética dos pais para seus filhos – eram essencialmente eternas. Mas nunca ficou claro como isso poderia acontecer, e pesquisas mais recentes mostraram que as células germinativas acumulam os sinais de envelhecimento.

Isso levou à conclusão de que deve haver algum tipo de evento de rejuvenescimento que permite que as células da prole comecem do zero, mas, quando e como isso ocorre era um mistério.

Agora, uma equipe de Harvard mostrou que a idade das células embrionárias de camundongo é reiniciada em (https://advances.sciencemag.org/content/7/26/eabg6082) cerca de uma semana de desenvolvimento, representando o “marco zero” do envelhecimento.

A descoberta não apenas fornece uma visão sobre a dinâmica fundamental do envelhecimento, mas também sugere que podemos imitar o processo nas células adultas para rejuvenescer os tecidos envelhecidos.

Identificar o momento exato do evento de rejuvenescimento envolvido usando os chamados “relógios epigenéticos“, embora a sequência de DNA de nossos genes não mude com o tempo, pequenas alterações químicas e estruturais se acumulam à medida que envelhecemos.

Ao realizar uma análise estatística dessas mudanças em vários locais ao longo dos filamentos de DNA, é possível calcular a idade biológica do organismo de onde o DNA veio.

A equipe desenvolveu um novo relógio epigenético e o aplicou aos dados coletados de embriões de camundongos ao longo de seu crescimento, eles descobriram que a idade epigenética média dos embriões por volta dos sete dias era consistentemente mais baixa do que nos estágios anteriores de desenvolvimento.

Eles então verificaram a idade epigenética das células de 10 dias ao nascimento e encontraram um aumento consistente na idade, para verificar se as mudanças não estavam ocorrendo no início do processo de desenvolvimento, eles também aplicaram sua abordagem a óvulos, espermatozóides e zigotos e descobriram que eles tinham idades epigenéticas semelhantes aos tecidos adultos normais.

Os pesquisadores não realizaram exatamente os mesmos experimentos com células humanas, mas mostraram que as células-tronco correspondentes aos estágios iniciais do desenvolvimento do embrião têm uma idade epigenética próxima a zero e não envelhecem mesmo se reculturadas por muitas gerações.

Eles também mostraram que as células humanas também começam a envelhecer durante o desenvolvimento do embrião.

Embora não seja possível extrapolar diretamente as descobertas em camundongos para humanos, os resultados combinados sugerem que as células humanas também passam por algum tipo de evento de rejuvenescimento no início do desenvolvimento embrionário que redefine sua idade epigenética.

Esta não é a primeira demonstração de células revertendo sua idade.

Em 2016, pesquisadores do Salk Institute mostraram que a ativação de certos genes associados ao desenvolvimento embrionário poderia “reprogramar” a idade das células e aumentar a idade dos camundongoshttps://singularityhub.com/2017/01/13/cellular-reprogramming-rejuvenates-old-mice-and-boosts-lifespans-30/) . No ano passado, eles até conseguiram usar o processo para restaurar a visão em ratos antigos (https://www.nature.com/articles/d41586-020-03403-0).

Mas a “reprogramação” natural descrita no novo estudo de Harvard dificilmente será exatamente a mesma e pode ser muito mais abrangente, pois redefine a idade celular para o marco zero, em vez de simplesmente revertê-la em alguns anos.

Agora que eles sabem quando esse processo acontece, os pesquisadores esperam poder descobrir qual é o mecanismo real, como ele é semelhante à programação celular artificial e se pode ser induzido em células adultas normais para rejuvenescê-las. É provável que seja um longo caminho, mas pode levar a grandes avanços na ciência da longevidade.

Crédito da imagem: Células-tronco embrionárias de sagui formando neurônios / NIH (https://www.flickr.com/photos/nihgov/27406746806)