Tomando Uma Decisão

Seja grato com mais frequência – Harvard Business Review

Francesca Gino

Embora eu não tenha me mudado para os Estados Unidos antes de ser adulto, todos os anos anseio por um dos feriados mais americanos: o Dia de Ação de Graças. Peru, torta de abóbora, longas horas cozinhando e relaxando com a família e amigos tornam o dia particularmente divertido. Também aguardo o Dia de Ação de Graças por outro motivo importante: é um dia que nos lembra a importância de expressar gratidão.

Embora muitos de nós tenhamos inúmeras ocasiões para nos sentir gratos, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, muitas vezes perdemos oportunidades de expressar gratidão, especialmente no trabalho. 

Uma pesquisa  com 2.000 americanos divulgada em 2013 pela John Templeton Foundation descobriu que as pessoas têm menos probabilidade de sentir ou expressar gratidão no trabalho do que em qualquer outro lugar. Nem mesmo somos gratos por nossos empregos, que tendem a ficar em último lugar quando solicitados a listar as coisas pelas quais somos gratos em nossas vidas.

Deixar de expressar gratidão quando podemos é uma oportunidade perdida por pelo menos dois motivos: 

Em primeiro lugar, sentir-se grato tem vários efeitos benéficos sobre nós: a gratidão nos permite saborear experiências positivas, enfrentar circunstâncias estressantes e ser resilientes diante dos desafios, além de fortalecer nossos relacionamentos sociais. Uma pesquisa psicológica mostrou que escrever cartas de gratidão uma vez por semana durante um período de seis semanas leva a uma maior satisfação com a vida em comparação com o simples registro de eventos comuns da vida.

Contar nossas bênçãos não apenas nos anima; também pode melhorar nossa saúde e bem-estar. Em uma série de estudos bem conhecidos os psicólogos Robert Emmons e Michael McCollough pediram aos participantes que mantivessem diários semanais por dez semanas. Alguns foram solicitados a escrever sobre cinco coisas ou pessoas pelas quais eram gratos a cada semana, alguns foram solicitados a escrever sobre cinco aborrecimentos que experimentaram durante a semana e um terceiro grupo foi solicitado a escrever sobre quaisquer cinco eventos que ocorreram durante a semana. Os participantes solicitados a listar as dificuldades incluem o seguinte: estacionamento difícil de encontrar, gastar seu dinheiro muito rapidamente e macarrão com queijo queimado. Aqueles que listaram as bênçãos mencionaram experiências como a generosidade de seus amigos, aprender algo interessante e ver o pôr do sol através das nuvens. Aqueles neste grupo de gratidão pontuaram mais alto em medidas de emoções positivas, sintomas auto-relatados de sua saúde física e mental,

Um segundo motivo para fazer uma pausa para expressar gratidão é que até mesmo simples expressões de gratidão podem ter efeitos poderosos e duradouros sobre aqueles que as recebem. Em nossa pesquisa, Adam Grant e eu descobrimos que as expressões de gratidão aumentam o comportamento pró-social, permitindo que as pessoas se sintam valorizadas socialmente. 

Em um estudo, os participantes editaram a carta de apresentação de um aluno e, em seguida, receberam uma mensagem neutra do aluno (ou seja, “Prezado [nome], só queria que você soubesse que recebi seus comentários sobre minha carta”) ou um agradecimento um (“Prezado [nome], só queria que você soubesse que recebi seus comentários sobre minha carta de apresentação. Muito obrigado! Estou muito grato”). O aluno que enviou a mensagem subsequentemente pediu ajuda em outra carta de apresentação – bem depois que o experimento terminou e os participantes não tinham incentivos óbvios para ajudar. Entre os que receberam agradecimentos, 66% se dispuseram a prestar mais assistência, em comparação com apenas 32% dos que não receberam o agradecimento.

Em um segundo estudo, descobrimos que os participantes que ajudaram um primeiro aluno (“Eric”) e depois receberam os agradecimentos tinham maior probabilidade de ajudar um aluno diferente (“Steven”) mais tarde. Apenas 25% dos participantes que ajudaram Eric e receberam uma nota neutra decidiram ajudar Steven; em contraste, 55% dos que ajudaram Eric e receberam uma nota de agradecimento dele decidiram ajudar Steven. Assim, receber expressões de gratidão fazia com que as pessoas se sentissem valorizadas socialmente e as motivava a ajudar outros beneficiários.

Essas simples expressões de gratidão são muito poderosas no contexto de ajuda, mas seus efeitos são ainda mais amplos. Em um experimento, dividimos 41 angariadores de fundos em uma universidade pública dos EUA que estavam solicitando doações de ex-alunos em dois grupos: os “agradecidos” e os “não agradecidos”. Os agradecidos receberam a visita do diretor de doações anuais, que lhes disse: “Estou muito grato pelo seu árduo trabalho. Agradecemos sinceramente suas contribuições para a universidade. ” O outro grupo recebeu feedback diário sobre sua eficácia, mas nenhuma expressão de gratidão do diretor. O resultado? O volume de chamadas semanais de arrecadadores de fundos no grupo agradecido aumentou 50% em média na semana após a intervenção, tudo porque a expressão de gratidão do diretor fortaleceu os sentimentos de valor social dos arrecadadores de fundos.

O Dia de Ação de Graças é um ótimo momento para pensar em gratidão, mas um mergulho na pesquisa sobre dar graças deixa claro que devemos fazer mais isso ao longo do ano.

Francesca Gino é uma cientista comportamental e professora de administração de empresas da família Tandon na Harvard Business School. Ela é autora dos livros Talento rebelde: Por que vale a  pena quebrar as regras no trabalho e na vida  e  desviado: Por que nossas decisões são descarriladas e como podemos cumprir o plano . Twitter: @francescagino.

 

 

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