Gerenciando A Si Mesmo

A pressão não precisa se transformar em estresse – Harvard Business Review

Nicholas Petrie

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Quando eu tinha quase 30 anos, fui diagnosticado com câncer de estômago, os médicos operaram e me disseram para esperar o melhor, voltei para o Japão, onde estava trabalhando, e tentei esquecer isso. 

Os tumores voltaram um ano depois, desta vez no meu fígado, depois de uma longa busca, os cirurgiões encontraram um novo procedimento para removê-los, mas eu sabia que isso era, novamente, talvez apenas uma solução temporária. Fiquei uma bagunça nos seis meses seguintes, a parte mais difícil da minha doença foi minha ansiedade constante sobre o seu retorno.

Então conheci um homem que mudou minha perspectiva, o Dr. Derek Roger passou 30 anos pesquisando por que algumas pessoas em situações difíceis ficam sobrecarregadas, enquanto outras perseveram. Ele me ensinou tudo o que tinha aprendido e, quando comecei a aplicá-lo, minha ansiedade diminuiu, embora minha situação não tenha mudado, na verdade, o câncer voltou há cerca de cinco anos e permanece relativamente estável no meu fígado. Mas não me preocupo mais com isso, Derek se tornou meu mentor e, nos últimos 10 anos, treinamos milhares de líderes para superar o estresse.

O processo começa com a compreensão de que o estresse não é causado por outras pessoas ou eventos externos, mas por suas reações a eles, no local de trabalho, muitas pessoas atribuem seus altos níveis de ansiedade ao chefe, ao trabalho, aos prazos ou compromissos conflitantes pelo seu tempo. Mas colegas que enfrentam os mesmos desafios o fazem sem estresse, Derek e eu costumamos encontrar executivos que têm altos níveis de pressão, mas baixos níveis de estresse e vice-versa.

Pressão não é estresse, mas, o primeiro é convertido no último quando você adiciona um ingrediente: ruminação, a tendência de continuar repensando eventos passados ​​ou futuros, enquanto atribui emoções negativas a esses pensamentos

É claro que os líderes devem praticar a reflexão – planejando o futuro ou revisando lições passadas – mas esse é um processo analítico de curto prazo, com consequências positivas, a ruminação é contínua e destrutiva, diminuindo sua saúde, produtividade e bem-estar. 

Preocupantes crônicos mostram aumento na incidência de problemas coronários e supressão do funcionamento do sistema imunológico, viver no passado ou no futuro também nos afasta do presente, tornando-nos incapazes de completar o trabalho que está atualmente em nossos pratos. Se você perguntar aos ruminantes como eles estão se sentindo, nenhum dirá “feliz”, a maioria se sente miserável.

Para quebrar esse hábito indutor de estresse, Derek e eu recomendamos quatro etapas:

Acorde.  

As pessoas passam a maior parte do dia em um estado denominado “sono desperto“, é quando você para no estacionamento do escritório, mas não consegue se lembrar de como dirigiu até lá, ou quando alguém em uma reunião pede sua opinião, mas você perdeu os últimos minutos de conversa. 

Como toda ruminação acontece durante esse estado, o primeiro passo é sair dele, você pode fazer isso fisicamente: fique de pé ou sente-se, bata palmas e mova o corpo, ou você pode fazer isso mentalmente: conecte-se com seus sentidos observando o que você pode ouvir, ver, cheirar, saborear e sentir. A ideia é se reconectar com o mundo.

Controle sua atenção. 

Quando você rumina, sua atenção fica presa em um ciclo improdutivo, como um hamster em uma roda, você precisa se redirecionar para áreas nas quais possa realizar ações úteis, aqui está um exercício que encorajamos os executivos a usar: desenhe um círculo em uma página e escreva todas as coisas que você pode controlar ou influenciar dentro dela e todas as coisas que você não pode fora dela. Lembre-se de que você pode se preocupar com as externalidades – seu trabalho, sua equipe, sua família – sem se preocupar com elas.

Coloque as coisas em perspectiva. 

Os ruminadores tendem a catastrofizar, mas os líderes resilientes mantêm as coisas em perspectiva para si próprios e para suas equipes, dizemos às pessoas que tentem três técnicas: contrastar (comparar um estresse passado com o atual, ou seja, uma doença grave versus uma venda perdida), questionar (perguntar a si mesmo “Quanto isso importará em três anos?” E “O que o pior que poderia acontecer?  e como eu sobreviveria a isso?  e reenquadramento (olhando para o seu desafio de um novo ângulo:“ Qual é a oportunidade nesta situação que eu ainda não vi? ”ou mesmo“ O que é engraçado nisso essa situação?”)

Solte.  

A etapa final costuma ser a mais difícil, se fosse fácil deixar ir, já o teríamos feito, descobrimos que três técnicas ajudam. 

  • A primeira é a aceitação: reconheça que, gostando ou não da situação, é como ela é. 
  • O segundo é aprender a lição, seu cérebro revisará os eventos até sentir que você ganhou algo com eles, então pergunte-se: “O que aprendi com esta experiência?” 
  • O terceiro é ação, às vezes, a verdadeira solução não é relaxar, mas fazer algo a respeito de sua situação. Pergunte a si mesmo: “Que ação é necessária aqui?

Enquanto lutava contra o câncer, levei alguns anos para treinar para seguir essas etapas, mas, no final das contas funcionou, meus níveis de estresse caíram, minha saúde melhorou e minha carreira decolou. Mais encorajador, descobri que tudo o que Derek havia me ensinado poderia ser ensinado a outras pessoas, com resultados semelhantes.

Artigo original:

https://hbr-org.cdn.ampproject.org/c/s/hbr.org/amp/2017/03/pressure-doesnt-have-to-turn-into-stress

Combo : Comportamento e Psicologia Organizacional – 30h

 

 

 

 

 

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