A IA assumirá o controle? A teoria quântica sugere o contrário

Mauro Vallati

Professor sênior de ciência da computação, University of Huddersfield

Será que a inteligência artificial um dia ultrapassará o pensamento humano?

O rápido progresso da IA , juntamente com nosso medo padrão de máquinas, levantou preocupações de que suas habilidades um dia começarão a crescer incontrolavelmente, eventualmente levando-a a dominar o mundo e exterminar a humanidade se ela decidir que somos um obstáculo para seus objetivos . Este momento é geralmente referido como a “ singularidade AI ”.

Um argumento contra a possibilidade de tal inteligência suprema, imparável e indefinidamente crescente é que ela precisaria, por definição, ser capaz de prever o futuro com precisão, e, a teoria quântica , uma das principais formas da ciência moderna de explicar o universo, diz que prever o futuro pode não ser possível porque o universo é aleatório. Mas e se apenas pensarmos que prever o futuro é impossível porque não somos inteligentes o suficiente para saber o contrário?

Inteligência é um conceito muito complexo e abstrato sem uma definição consensual, no entanto, há um consenso sobre alguns dos componentes que constituem todo tipo de inteligência conhecida. Uma delas é a capacidade de resolver problemas, o que requer a capacidade de planejar antecipando o futuro . Para resolver um problema, é fundamental compreender as condições atuais, prever como o ambiente irá evoluir e antecipar o resultado das ações que serão aplicadas.

Universo aleatório

Teorias recentes da física sugerem que o universo é extremamente caótico e aleatório, veja o exemplo dos elementos químicos instáveis ​​que eventualmente sofrem decomposição radioativa em outra substância. Você pode estimar quanto tempo levará uma certa quantidade desse elemento para decair, mas não pode dizer com certeza quando um único átomo dele irá. Da mesma forma, você pode medir a posição ou o momento de uma partícula, mas, por certas razões relacionadas à teoria quântica, você não pode saber os dois ao mesmo tempo com total precisão. (Isso é conhecido como princípio da incerteza de Heisenberg .)

Supondo que essas teorias estejam corretas, elas sugerem que, além de um certo nível de detalhe, o universo é, em última análise , imprevisível , caótico e instável, isso significaria que qualquer tipo de inteligência crescente acabaria chegando a um ponto em que não poderia mais melhorar suas previsões do futuro e, portanto, não poderia aumentar ainda mais a inteligência. Em outras palavras, não há risco de uma IA descontrolada, porque as leis físicas do universo impõem alguns limites rígidos muito restritivos. Por exemplo, dados os limites conhecidos da previsibilidade do tempo , um sistema de IA não será capaz de enganar os humanos, explorando previsões meteorológicas de longo prazo extremamente precisas para o planejamento de ações futuras.

É muito reconfortante acreditar que a natureza do universo está, em certo sentido, impedindo uma escalada da IA, mas, existe uma perspectiva alternativa, e, se os humanos percebessem o universo como aleatório e caótico apenas porque nossas capacidades cognitivas e de raciocínio são muito limitadas? Estamos cientes de alguns dos limites do entendimento humano , mas, parafraseando Donald Rumsfeld , não sabemos o que não sabemos.

Sob essa perspectiva, pode ser que o universo seja determinista e, portanto, totalmente previsível, mas de uma forma extremamente complexa que nós, como humanos, não podemos compreender. Albert Einstein argumentou que a teoria quântica era uma descrição incompleta do universo e que deve haver variáveis ​​ocultas que ainda não entendemos, mas que contêm a chave para determinar eventos futuros.

Isso mudaria a mesa sobre a possibilidade de uma singularidade de IA, uma inteligência superavançada poderia estar em posição de revelar essas variáveis ​​ocultas e, assim, compreender a natureza previsível do universo, liberando todo o potencial da máquina. É importante notar que as abordagens de IA já são usadas para fazer descobertas automaticamente na física .

Em um nível prático, a singularidade não parece tão plausível, dado o quão limitada a IA ainda é, avanços recentes em IA foram alcançados por meio do que é conhecido como IA estreita, projetada para realizar uma tarefa bem definida, como jogar xadrez ou dirigir um carro. Embora a IA estreita possa superar os humanos em algumas tarefas, há poucos indícios de que a IA mais geral, que pode emular a capacidade dos humanos de responder a muitas tarefas diferentes, será entregue e colocará os humanos em risco em um futuro próximo.

Mas não podemos descartar isso completamente, como ainda temos conhecimento limitado da natureza do universo e do poder da IA, talvez seja melhor jogar pelo seguro. Mesmo sem singularidade, a IA terá um impacto dramático na sociedade humana, precisamos trabalhar o máximo possível para garantir que a IA seja benéfica para a humanidade, não uma ameaça a ela.

Artigo original: https://theconversation.com/will-ai-take-over-quantum-theory-suggests-otherwise-126567